Doenças

Esquistossomose na Chapada Diamantina

No início deste mês saíram notícias de que pelo menos 32 turistas mineiros foram infectados pela esquistossomose após banho em ponto turístico de Lençóis (Poção – atualmente interditado até resultado de novas análises).

IMG_3270

Não é necessário pânico e nem cancelar a sua viagem de São João para a Chapada. Além das infecções terem ocorrido em um ponto específico e já interditado, a Esquistossomose é uma doença endêmica em várias partes do país.
A contaminação de rios e lagos se deve principalmente à ausência de saneamento básico para populações ribeirinhas em locais onde existem caramujos do gênero Biomphalaria.
As fezes de indivíduos infectados contaminam o ambiente com ovos de Schistosoma. Na água, estes ovos liberam larvas que vão infectar os caramujos (hospedeiros intermediários).
É no caramujo que ocorre a transformação para outro estado larvário (cercárias). Estas são liberadas e permanecem livres na água e são capazes de penetrar ativamente na pele humana.
Esquistossomose-2

Antes de tomar banho em água doce é sempre bom se informar com moradores locais sobre casos de esquistossomose (doença do caramujo ou “barriga d’água”).

Na sua forma aguda, a esquistossomose pode se manifestar com lesões de pele no local de entrada da larva, com vermelhidão e coceira, com tosse, falta de ar, febre, diarreia, aumento do fígado e baço.
A fase aguda raramente é fatal e geralmente apresente poucos sintomas.
Se ao voltar de viagem (até 30 a 40 dias) você desenvolver algum desses sintomas, consulte seu médico e informe sobre os locais onde esteve.
O diagnóstico pode ser feito com sorologia e múltiplos exames de fezes específicos e biópsia retal.
O tratamento é feito em dose única com oxamniquina ou praziquantel.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s